domingo, 18 de julho de 2010

Tanabata Matsuri

Olá gente do terceiro mundo *apanha mil* como é que vocês estão???
Sinceramente hoje eu estou me sentindo muitíssimo sozinha, todos os meus amigos (okay quase todos) estão no friends e sei lá não to a fim de ir à liberdade ou em qualquer outro lugar sozinha afinal sair sozinha é um pé no saco x.x
Pra ser bem sincera já faz um bom tempo que estou me sentindo assim mais deixarei isso pra uma próxima oportunidade afinal agora eu irei falar pra vocês sobre o Tanabata Matsuri.
Espero que vocês gostem^-^

O que é o Tanabata??

O festival de Tanabata tem origem numa lenda japonesa. Orihime era a filha de um poderoso deus do reino celestial. Certo dia, estando diante de seu tear, viu passar um rapaz conduzindo um boi, e por ele se apaixonou. O pai consentiu o casamento dos dois jovens. Porém, casados e totalmente dominados pela paixão, ambos descuidaram-se de seus afazeres normais. Foi então que, o pai indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea. Ele permitiria que, entretanto, o casal se reencontrasse apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprisse à ordem do pai, que era atender os pedidos vindos da Terra. Segundo a mitologia japonesa, Orihime é representada pela estrela Vega, e o rapaz, a estrela Altair, do lado oposto da galáxia, que realmente só se encontram uma vez por ano.
O festival teve início há mais de 1.150 anos, na Corte Imperial, e a data tornou-se feriado nacional em 1603.
 
No Brasil

No Brasil, o Festival das Estrelas / Tanabata Matsuri é realizado desde 1979 pela ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade e pela Associação da Província de Miyagi, na praça da Liberdade, em São Paulo, sempre no mês de julho. No Japão, o festival de Tanabata é realizado em várias cidades, mas o de Miyagui é o mais tradicional. Lá se realiza em agosto, para aproveitar as férias de verão das escolas.
No Tanabata, as ruas do bairro e a praça da Liberdade são decoradas com grandes ramos de bambu que recebem a ornamentação de enfeites coloridos de papel que simbolizam as estrelas. Nesses bambus são pendurados os tanzaku, pequenos pedaços também coloridos de papel onde as pessoas colocam seus pedidos. Shows de cantores, taikô, dança folclórica e variedades fazem parte das atrações do Tanabata Matsuri, que é a principal atividade anual do bairro.

Tanzakus.

Nos dias de Tanabata Matsuri, as pessoas costumam escrever seus desejos em pequenos papéis chamados TANZAKU e pendurá-los em ramos de bambus enfeitados (SASSA DAKE). Seguindo a crença, os pedidos feitos aos deuses do fundo do coração, serão realizados como forma de gratidão à dádiva recebida.
 
Significado das cores dos Tanzakus:

Vermelho= Paixão
Amarelo= dinheiro
Verde= esperança
Rosa= amor
Azul= proteção dos céus.
Branco= paz

Como os pedidos são realizados.

Para que os pedidos sejam atendidos um ministro Xintoísta realiza uma cerimônia de queima de tanzakus, Os tanzakus são queimados para que os pedidos contidos sejam transformados em fumaça e cheguem até as mãos de Orihime que terá 1 ano inteiro para realizar os pedidos. Ela só poderá encontrar com o seu amado ano que vem se trabalhar arduamente para atender a todos os pedidos.

Aqui no Brasil a festa vai rolar nos dias 24 e 25 de Julho de 2010.

24 de julho (sábado)
Abertura Oficial (14:30h)
Cerimônia de abertura- Praça da Liberdade (14:45hs)
Desfile e dança- Praça da Liberdade (15:30 às 20:25hs)
Concurso Miss Tanabata Yukata.
Realização dos Concursos: Desenho, Haiku, Tanka, Haikai, e enfeites.
25 de julho (domingo)
Apresentação de Shows (13 às 17:45hs)

Local: Praça da Liberdade, Rua Galvão Bueno e Rua dos Estudantes.
Bairro: Liberdade - São Paulo - SP
Bem.....agora eu acho melhor encerrar esse post por aqui afinal ele já ficou bem grandinho né x.x. Bem então é isso ai pessoal feliz Tanabata e até semana que vem onde espero encontrar a todos os leitores do blog lá na liberdade para o festival.
Beijos a todos.


Obs: algumas informações foram retiradas do site www.culturajaponesa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem cabeção?